Há um longo caminho pela frente, repleto de desafios, para que realmente tenhamos uma educação de melhor qualidade no Brasil. Em busca dessas melhorias, está em análise para votação no Congresso um conjunto de metas da educação brasileira para os próximos dez anos. Entre as várias propostas, constam a melhoria da qualidade dos ensinos fundamental e médio e o aumento dos recursos aplicados na área. No meio de tais avanços, está o desafio de se encontrar uma forma de ensinar alinhada à era | digital, tema que incendeia debates e vai muito além das questões de investimento, passando, definitivamente, pela formação do professor. Um ponto que, na mesma medida, é decisivo e desafiador. Dessa forma, fica a questão: o sucesso para que haja melhorias no aprendizado depende apenas da tecnologia? Não. Definitivamente, não adianta substituir caderno por notebook e quadro verde por lousa digital, sem estratégia e conteúdos, sem aula preparada pelo professor, de forma a contemplar a | tecnologia. Não há dúvida, a equação está finalizada e o sucesso da era digital do ensino ocorrerá somente quando duas ações ocorrerem simultaneamente: a inserção da tecnologia na sala de aula e um professor preparado para explorá-la, ao lado de seus alunos. Portanto, somente quando a tecnologia chegar à sala de aula e o professor estiver pronto para fazer dela o melhor uso, é que a educação poderá mudar sua trajetória rumo a um novo padrão de qualidade. |
Prof.Ujeverson, em pouquíssimos colégios da rede particular essa tecnologia é uma realidade. Agora na rede pública penso que sendo muito otimista somente daqui uns dez anos mesmos.
ResponderExcluir