Google+ SUPER MATEMÁTICA - PROF. UJEVERSON: 2015

15/10/2015

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!

02/10/2015

TEMAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2015

Enem: Sabe quais assuntos de Atualidades podem cair? Veja algumas dicas
POR HUGO ANSELMO - UOL EDUCAÇÃO - 01/10/2015 - SÃO PAULO, SP
Ao se aproximarem os vestibulares, é comum que os candidatos se preocupem em saber quais temas relacionados a atualidades devem priorizar e a quais é necessário dedicar atenção especial. No entanto, antes de indicar alguns assuntos que merecem maior atenção em 2015, lembre-se de um detalhe importante: as questões que envolvem atualidades exigem que os candidatos estabeleçam relações com os conteúdos tradicionais do Ensino Médio, incluindo diversas questões interdisciplinares. É rara a ocorrência de questões isoladas e descontextualizadas sobre fatos atuais.
Neste post, vamos dar uma atenção especial ao ENEM, que está bastante próximo. Indicamos, inclusive, links de páginas onde você pode se informar mais sobre os temas.
Em Geografia Geral, a Guerra na Síria tem se destacado, especialmente pelos desdobramentos relacionados aos refugiados que tem buscado asilo em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Observe, em seus estudos, as origens do conflito, iniciado após a Primavera Árabe, em 2011, e a atuação do Estado Islâmico do Iraque e Levante no agravamento das relações geopolíticas locais e globais.
O ano de 2015 também foi marcado pela reaproximação diplomática entre EUA e Cuba, cujas relações estavam interrompidas desde 1961, fruto do embargo econômico imposto pelos norte-americanos. Após reuniões e pronunciamentos ao longo do primeiro semestre, finalmente, em julho de 2015, as embaixadas de Cuba em Washington e dos EUA em Havana foram reabertas, o que selou a reaproximação entre os países. Apesar de o embargo ainda estar vigente, há uma expectativa da comunidade internacional de que essa reaproximação seja uma primeira etapa para o seu fim.
A crise econômica na Grécia e seus desdobramentos para a União Europeia ainda se mantêm como um tema de destaque, especialmente após o governo grego não cumprir acordos firmados com o FMI em junho deste ano, o que intensificou os debates sobre o futuro do país e da própria União Europeia.
Em Geografia do Brasil, priorize as questões referentes aos problemas socioambientais urbanos, como moradia, saneamento básico, enchentes, deslizamentos de terra e violência urbana. Os debates sobre a mobilidade urbana e a busca pela diversificação dos modais de transporte no Brasil em grandes cidades, como as faixas de ônibus e as ciclofaixas em São Paulo, também podem ser explorados em questões.
Fique atento também a temas relacionados aos direitos humanos e questões sociais, como os recentes e frequentes casos de racismo noticiados, ocorridos inclusive em redes sociais. Questões envolvendo o trabalho no Brasil também podem surgir, especialmente sobre o trabalho análogo à escravidão, persistente em áreas rurais e urbanas do país.
Nessa reta final é importante compreender a origem e os desdobramentos dos temas destacados neste texto.

--

22/06/2015

Para solicitar devolução de contribuição previdenciária indevida. Alíquota que entrou em vigor em maio de 2013.

O STF (Supremo Tribunal Federal) segundo veiculado na imprensa anulou a Lei Complementar nº 100/2012 que entrou em vigor a partir de maio/2013.  O efeito da decisão é para todos os servidores públicos do estado de Goiás. Essa decisão já havia sido decidida pelo TJ/GO, contudo o estado recorreu e perdeu. Os interessados para buscar a sua devolução, se assim desejar, deve proceder da seguinte forma:

1. Cópia do RG - CPF e comprovante de endereço;

2. Ficha Financeira - site daSEGPLAN, com a sua senha. O período é de maio/13 até maio/15. 

3. Preencher o formulário denominado: Requerimento de Devolução de Contribuição Previdenciária.

Obs: Assinale o campo "Outros casos” - registrando no verso o seu questionamento:

“Solicito que sejam devolvidos os valores relativos ao aumento da contribuição previdenciária de 11% para 13,35% no período de maio/2013 até maio/2015, inclusive os relativos aos 13º salário. Tal solicitação tem amparo legal na decisão do STF que anulou a Lei Complementar nº 100/2012”.

PREENCHA O FORMULÁRIO EM DUAS VIAS E SOLICITE NO ATO DO PROTOCOLO A CONFIRMAÇÃO DO RECEBIMENTO NO FORMULÁRIO E O GUARDE COM VOCÊ.

4. Local do protocolo do pedido: Prédio do IPASGO tem um posto de atendimento. É o mesmo prédio da Goiás Previdência - Rua 90 - Setor Pedro Ludovico.


16/06/2015

O que poderá acontecer em Goiás!!! Terceirização da educação: por mais lucro à empresa educacional

Terceirização da educação: por mais lucro à empresa educacional

UOL EDUCAÇÃO - 15/06/2015 - SÃO PAULO, SP - GUILHERME PEREZ CABRAL

É irresponsável falar em terceirização, no âmbito do nosso tema, a educação. Eu explico.

Falar em favor da terceirização é assumir uma posição em defesa do lucro. Sem ressentimentos, por favor. A conclusão não indica, ainda, qualquer juízo de valor quanto à (in)justiça da posição assumida. Por isso, defendê-la, na esfera da educação, é, em última análise, defender o empreendimento lucrativo nesse campo.

A terceirização tem a ver com a transferência de responsabilidades, obrigações e riscos trabalhistas, inerentes a qualquer atividade empresarial, para um terceiro. Daí o nome. O empresário sai da relação de emprego. Não emprega mais. Contrata e fiscaliza um terceirizado que presta o trabalho, pessoalmente, por seus sócios, por `quarteirizados`. Eventualmente (há sarcasmo no uso do advérbio) por seus empregados, a espécie em extinção. Atualmente, está limitada, conforme entendimento da Justiça do Trabalho, a `atividades-meio` da empresa (segurança, limpeza, etc.). De acordo com o Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Deputados, em abril, e submetido, agora, à análise do Senado, será estendida a qualquer atividade da empresa, qualquer uma mesmo, até sua atividade-fim - no caso das escolas, o ensino. Convido todos à leitura do texto debatido, refletindo sobre os motivos e interesses por trás de seus artigos, nas entrelinhas. Isso é fundamental para que possamos defendê-lo ou atacá-lo.

Para o bem do lucro, a terceirização nos `negócios` da educação, interessa à empresa. Não à educação. Isso é muito grave. Digo isso sob o ponto de vista do próprio direito vigente. Afinal, o objetivo da escola é educar, de acordo com os fins previstos na Constituição (desenvolvimento pleno da pessoa, qualificação para o trabalho e preparo para a cidadania). Não deveria ser, portanto, o lucro. Ocorre que uma empresa, por definição, tem fim lucrativo. E, se o fim é o lucro, não é a educação (nem seus objetivos constitucionais), deturpada em meio do empreendimento lucrativo. Arrisco dizer que a empresa educacional é, nesse sentido, inconstitucional.

É verdade, a experiência demonstra que há empresas que prestam ensino de qualidade, segundo os padrões estabelecidos pelo Poder Público. Mas, em última análise, o ensino e a sua qualidade, aqui, são um meio para ganhar dinheiro. Existem enquanto prevalecer o lucro do empresário. Isso é muito deseducativo.

É verdade, também, a `terceirização` já chegou à educação. Faz tempo. O Poder Público, se não pode `terceirizar` o ensino básico (obrigatório) ao setor privado, delegou para ele o que temos, para hoje, em termos de qualidade. Sem entrar no mérito da qualidade do serviço prestado, as instituições privadas mantêm, ainda, em torno de 70% das matrículas no ensino superior.

Trazer, porém, a terceirização discutida no Congresso Nacional para o trabalho na escola é o último degrau da degradação do que poderia ter sido a educação. É a selvageria do capital.

Significa a possibilidade de terceirizar a docência. A escola não precisa mais de seus professores. Não emprega mais. Chega de corpo docente. Chega de comunidade escolar. Contratemos empresas prestadoras de serviços terceirizados de aulas de física, de química, de história. É mais viável economicamente. Mais lucrativo.

O Poder Público terceiriza a educação ao setor privado. A escola privada terceiriza a tarefa de ensinar. Chegamos à distorção da terceirização da educação pela própria escola. Na terceirização de responsabilidades, livram-se todos do fardo. Fica dúvida se sobrará alguém responsável.


--

Professor de Matemática e Física

Capacitação, revisão pedagógica e metodológica