Google+ SUPER MATEMÁTICA - PROF. UJEVERSON: Com índices baixos no IDEB, atividade extraclasse estimula jovens

12/11/2012

Com índices baixos no IDEB, atividade extraclasse estimula jovens


Com índices baixos no IDEB, atividade extraclasse estimula jovens

Do G1 Santos - G1 Globo.com - 11/11/2012 - Rio de Janeiro, RJ

Uma atividade extraclasse agitou uma escola da rede estadual de ensino em Guarujá, no litoral de São Paulo. Um concurso de soletrar, nos moldes da competição `Soletrando` do programa Caldeirão do Huck, foi um incentivo para os alunos estudarem mais.

Além de estimular, incentivar as crianças a falar e escrever de forma correta, a ideia de soletrar palavras também tem o objetivo de melhorar o índice de desenvolvimento de educação da escola. Segundo a professora Rosemeyre Rabelo Rodrigues, uma das criadoras do projeto, a escola Nossa Senhora do Navegantes, situada no bairro que leva o mesmo nome, está entre as três piores unidades de ensino no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A partir do resultado ruim apontado pelo IDEB, a professora decidiu promover o jogo, para que o mal resultado não deixassem os alunos desestimulados. `Isso foi uma maneira de incentivá-los a estudar, arrumamos diversas maneiras de fugir do tradicional`, diz Rosemeyre. Mais de 60 alunos se inscreveram para participar do primeiro concurso.

A brincadeira aconteceu no período da noite, e levou centenas de pessoas da comunidade para assistir e torcer pelos participantes. Nadege de Melo, mãe de um aluno do colégio, gostou da iniciativa. `Nossa eu estou maravilhada, cheguei agora do trabalho, nem tirei a roupa e já vim para cá`, conta Nadege.

A atividade não valeu nota, mas os alunos se dedicaram como se estivessem em prova. Ana, diretora da escola, é quem anunciava as palavras a serem soletradas. `A gente está sempre torcendo para que este aluno cresça. São atividades lúdicas como essas que traz esse aluno, que resgata o vínculo afetivo do aluno com a escola`, explica Ana. O jogo fez com que muitos alunos estudassem além das salas de aula. `Passei a madrugada inteira estudando`, diz a jovem Ana Clara, de 11 anos. `Confundo o `z` com o `s``, revela a aluna.


--
Assessor Pedagógico
Consultor Pedagógico
Capacitação, revisão pedagógica e metodológica


Nenhum comentário:

Postar um comentário