Google+ SUPER MATEMÁTICA - PROF. UJEVERSON: novembro 2012

28/11/2012

Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores.

A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países.
Para Michael Barber, consultor-chefe da Pearson, as nações que figuram no topo da lista valorizam seus professores e colocam em prática uma cultura de boa educação.

Leia mais em 

12/11/2012

Com índices baixos no IDEB, atividade extraclasse estimula jovens


Com índices baixos no IDEB, atividade extraclasse estimula jovens

Do G1 Santos - G1 Globo.com - 11/11/2012 - Rio de Janeiro, RJ

Uma atividade extraclasse agitou uma escola da rede estadual de ensino em Guarujá, no litoral de São Paulo. Um concurso de soletrar, nos moldes da competição `Soletrando` do programa Caldeirão do Huck, foi um incentivo para os alunos estudarem mais.

Além de estimular, incentivar as crianças a falar e escrever de forma correta, a ideia de soletrar palavras também tem o objetivo de melhorar o índice de desenvolvimento de educação da escola. Segundo a professora Rosemeyre Rabelo Rodrigues, uma das criadoras do projeto, a escola Nossa Senhora do Navegantes, situada no bairro que leva o mesmo nome, está entre as três piores unidades de ensino no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A partir do resultado ruim apontado pelo IDEB, a professora decidiu promover o jogo, para que o mal resultado não deixassem os alunos desestimulados. `Isso foi uma maneira de incentivá-los a estudar, arrumamos diversas maneiras de fugir do tradicional`, diz Rosemeyre. Mais de 60 alunos se inscreveram para participar do primeiro concurso.

A brincadeira aconteceu no período da noite, e levou centenas de pessoas da comunidade para assistir e torcer pelos participantes. Nadege de Melo, mãe de um aluno do colégio, gostou da iniciativa. `Nossa eu estou maravilhada, cheguei agora do trabalho, nem tirei a roupa e já vim para cá`, conta Nadege.

A atividade não valeu nota, mas os alunos se dedicaram como se estivessem em prova. Ana, diretora da escola, é quem anunciava as palavras a serem soletradas. `A gente está sempre torcendo para que este aluno cresça. São atividades lúdicas como essas que traz esse aluno, que resgata o vínculo afetivo do aluno com a escola`, explica Ana. O jogo fez com que muitos alunos estudassem além das salas de aula. `Passei a madrugada inteira estudando`, diz a jovem Ana Clara, de 11 anos. `Confundo o `z` com o `s``, revela a aluna.


--
Assessor Pedagógico
Consultor Pedagógico
Capacitação, revisão pedagógica e metodológica


09/11/2012

Sem saber escrever próprio nome, aluno será aprovado em escola do AM


Sem saber escrever próprio nome, aluno será aprovado em escola do AM

Do G1 AM - G1 Globo.com - 08/11/2012 - Rio de Janeiro, RJ

Preocupado com o futuro do neto, o comerciante Antônio Marques, de 55 anos, tenta reforçar os estudos do neto em casa. Aos nove anos, o garoto não sabe escrever o próprio nome e tem dificuldades de fazer operações básicas de Matemática. Segundo o comerciante, o aluno será aprovado em uma escola pública de Manaus para o terceiro ano do Ensino Fundamental.

Sob o olhar atento do avô, o garoto procura aprender em casa os ensinamentos repassados na escola. No boletim, ele apresenta boas notas, mas na prática o resultado é diferente: contas de somar e subtrair ainda são desafios para o menino. A situação gera preocupação no avô.

`Um prédio não pode começar a ser construído do quinto andar, tem que ter a base. Esse menino não tem base alguma. Ele não sabe nem assinar o nome. Não dá para ser ninguém assim`, disse.

Em 2010, o Ministério da Educação (MEC) decidiu que o processo de alfabetização seria contínuo. Nos três primeiros anos, nenhum aluno pode ser reprovado. Para o neto de Antônio Marques e muitas outras crianças, o resultado disso é `prejuízo na certa`. É o pensa a psicopedagoga Tifone dos Reis, que há 30 anos lida com crianças que possuem déficit de atenção.

Segundo a profissional, há males irreparáveis se a criança não conseguir aprender o assunto da escola. `Muitos professores em sala de aula, pouca estrutura para se trabalhar. Os pais deveriam exigir a reprovação se constatassem que as crianças não estão aptas a seguir na escola`, explicou.

Esse é o medo de Antônio Marques. O sonho de ver o neto, órfão de pai, se tornar um adulto bem sucedido, não pode parar. Ele contou que a família não teve muitas oportunidades. `Eu sonho em vê-lo concluir o Ensino Médio e entrar na faculdade`, afirmou.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que conforme estabelece a resolução do MEC, por meio do Conselho Nacional de Educação Básica, nº 7, de 14 de dezembro de 2010, o processo de alfabetização é contínuo e que deve ser concluído ao final dos três anos iniciais do Ensino Fundamental.


--
Assessor Pedagógico
Consultor Pedagógico
Capacitação, revisão pedagógica e metodológica


05/11/2012

CANCELAMENTO DE QUESTÕES DO ENEM 2012

Comissão vai decidir se questões serão anuladas, diz Mercadante
DA REDAÇÃO - O ESTADO DE SÃO PAULO - 04/11/2012 - SÃO PAULO, SP

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que uma comissão vai decidir sobre a anulação de questões do Enem consideradas problemáticas por professores de cursinhos. Ontem docentes do Objetivo defenderam a anulação de duas questões. "Estamos seguros da capacidade das pessoas que elaboraram as provas. Mas uma comissão vai avaliar essas questões", disse Mercadante, que recebeu os parabéns da presidente Dilma Rousseff depois de passar um relato sobre a realização do Enem "como ela gosta, com todas as casas decimais".
Professores ouvidos pelo Estadão.edu fizeram reparos a cinco questões das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza do Enem, aplicadas ontem. Dois testes de física são os mais problemáticos. Etapa e Oficina do Estudante contestam o item 49, da prova amarela; Etapa e Objetivo também criticam a questão 51 da mesma prova. Professores do Objetivo defendem o cancelamento da questão 51 e da 20, de história.
Na questão 20, o aluno deveria analisar um mosaico e inferir qual característica política romana estava presente na figura. "Havia duas possibilidades de resposta correta", comenta o professor Daily de Matos Oliveira, do Objetivo. "As respostas sobre imperialismo e diversidade dos territórios poderiam ser consideradas corretas. Isto pode ser questionado."
O item 51 envolvia a densidade de um legume. Na pesquisa da internet mencionada na questão a densidade do legume é metade da densidade da água. O mesmo enunciado, entretanto, diz que o legume fica um terço para fora da água quando submerso. "Essa pergunta é totalmente furada", diz o professor de física do Objetivo Ricardo Helou Doca. "O aluno que privilegiou a parte final do enunciado se deu mal."

--

Assessor Pedagógico
Consultor Pedagógico
Capacitação, revisão pedagógica e metodológica


GABARITO ENEM 2012

Cursinhos divergem no gabarito de seis questões das provas do 2º dia do Enem
ESTADÃO.EDU - O ESTADO DE SÃO PAULO - 04/11/2012 - SÃO PAULO, SP

Três dos principais cursinhos pré-vestibulares do país: o Grupo Positivo, o Anglo Vestibulares e o Curso Objetivo, divergem no gabarito de seis questões presentes nas provas deste 2º e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio.
Comparando as respostas dadas às questões das provas amarelas de Linguagens, Matemática e Língua Estrangeira, os professores desses cursinhos apresentaram discordância na resolução das seguintes questões: 106, 108, 125, 134, 146 e 154.
No item 106, por exemplo, dentre as opções reservadas à avaliação dos conhecimentos de Linguagens e Códigos, enquanto o curso Anglo Vestibulares apontou como sendo a `comparação` (letra D) a estratégia argumentativa utilizada pelo cartunista Laerte nos quadrinhos que compõe o item, os outros dois cursinhos pré-vestibulares adotaram como sendo a `indução` (letra E) a estratégia usada pelo cartunista.
OFICIAL - Os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão divulgados até esta quarta-feira (7). Os participantes poderão acessar os resultados individuais do exame nos portais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - organizador das provas -, e do Ministério da Educação (MEC). Na conferência das respostas, os candidatos deverão estar atentos às cores dos respectivos cadernos das provas realizadas neste sábado (3) e domingo (4).

--

Assessor Pedagógico
Consultor Pedagógico
Capacitação, revisão pedagógica e metodológica


QUERO VER PAGAREM!

Deputados apresentam nova proposta para reajuste a professores

DA REDAÇÃO - TERRA EDUCAÇÃO - 31/10/2012 - SÃO PAULO, SP

Integrantes da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e do grupo de trabalho criado para discutir o reajuste do magistério, além de representantes dos professores e estudantes, apresentaram nesta quarta-feira uma proposta de novo cálculo para o reajuste do piso nacional dos professores do ensino básico. As informações são da Agência Câmara de Notícias.
Pela proposta, o aumento seria calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 50% da variação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do ano anterior. Para 2013, a estimativa é de reajuste entre 9% e 12%.
`É uma proposta consensual que garante ao professor um ganho real além da reposição da inflação`, defende a coordenadora do grupo de trabalho e da Frente Parlamentar em Defesa do Piso dos Professores, deputada Fátima Bezerra (PT-RN). Alguns governadores e prefeitos defendem que o reajuste seja feito com base apenas na inflação.
Criado em março pelo presidente Marco Maia, o grupo realizou uma série de reuniões e audiências públicas com trabalhadores, estudantes e gestores municipais, além do governo federal para chegar a este entendimento.
Segundo os deputados, a proposta garante um salário mais junto aos professores do ensino básico, acima do piso previsto pela Lei 11.738/08 e fixado, hoje, em R$ 1.451. `É um mecanismo de valorização do professor que precisa ser bem remunerado pelo trabalho importante que desempenha na formação das nossas crianças`, disse o presidente da Comissão de Educação, Newton Lima (PT-SP).


--

Assessor Pedagógico
Consultor Pedagógico
Capacitação, revisão pedagógica e metodológica


Professora do Maranhão tem demissão suspensa


Professora do Maranhão tem demissão suspensa

CRISTIANE NASCIMENTO - O ESTADO DE SÃO PAULO - 31/10/2012 - SÃO PAULO, SP

A demissão da professora Uiliene Araújo Santa Rosa foi suspensa nesta quarta-feira, 31. A docente havia sido dispensada após fotografar seus alunos sob goteiras na Escola Municipal Guilherme Dourado, em Imperatriz, no Maranhão. Nesta manhã, o prefeito da cidade, Sebastião Madeira, tornou sem efeito o ato da Secretaria Municipal de Educação que havia demitido Uiliene e determinou à Procuradoria-Geral do Município que abra uma sindicância para apurar todos os fatos relacionados ao episódio que resultaram no desligamento da professora a pedido da direção da escola.

Até o fim da tarde desta quarta, Uiliene não havia sido contatada por nenhum órgão oficial. A professora afirma que soube da decisão pelo Facebook. `Acho que estão voltando atrás para reparar a medida arbitrária e abusiva que foi tomada`, disse ao Estadão.edu. Uiliene afirmou ainda que, quando reintegrada ao quadro da secretaria, pretende pedir transferência para outra instituição de ensino. `Depois de todo o constrangimento que passei, sei que não vou me sentir bem naquela escola.`

As fotos tiradas e publicadas por Uiliene ganharam repercussão nas redes sociais no fim de semana. As imagens mostram o teto da escola cheio de buracos e estudantes usando guarda-chuvas enquanto faziam prova. De acordo com a professora, ao postar as imagens em seu perfil no Facebook, sua intenção não era denunciar a escola, mas mostrar a sua indignação e chamar a atenção de seus colegas para o descaso com as escolas públicas do município.

Duas semanas depois da postagem das fotos, Uiliene foi demitida sob a justificativa de praticar `atos de condutas que não estariam de acordo com as normas da escola`.


--

Assessor Pedagógico
Consultor Pedagógico
Capacitação, revisão pedagógica e metodológica