Google+ SUPER MATEMÁTICA - PROF. UJEVERSON: Encontro de Formação Continuada no Colégio Estadual Alfredo Nasser- Uruaçu GO

28/03/2011

Encontro de Formação Continuada no Colégio Estadual Alfredo Nasser- Uruaçu GO


AVALIAÇÃO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Prof. Ujeverson Tavares Sampaio[i]
Considerando que a avaliação, de uma forma geral, necessita ser repensada e refletida, pelo fato dos saberes e dos valores sociais estarem em permanente mutação, o modelo de avaliação necessita estar em sintonia com este novo tempo, respeitando as características especificas de cada cidadão/professor, sem perder de vista a coletividade.
A importância das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA e BIOLOGIA) em uma sociedade cada vez mais permeada pela ciência e pela tecnologia não podem ser subestimadas.
Em sua atuação como membro da sociedade, o cidadão precisa utilizar diversos conceitos e procedimentos das ciências, para controlar seu orçamento domestico, para compreender sobre saúde coletiva, avaliação dos avanços dos medicamentos e dos produtos alimentares, para se localizar, para localizar seu tempo e suas tarefas, dentre outras ações do dia-a-dia.
Um dos desafios dos professores Ciências da Natureza é habilitar seus alunos a compreender as noções básicas desta área, de forma a exercer e aprender a utilizar os conceitos e procedimentos acima citados, com consciência e ética e possibilitar de fato a inserção dos mesmos como cidadão interagindo, no mundo do trabalho, das relações sociais e culturais. Compreendendo a realidade em que está inserido, desenvolvendo sua capacidade cognitiva e sua confiança para enfrentar desafios de modo a ampliar os recursos necessários para o exercício da cidadania ao longo de seu processo de aprendizagem; analisando informações relevantes do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número de relações entre elas, fazendo uso do conhecimento matemático para interpretá-lo e avaliá-los criticamente.
Assim os instrumentos de avaliação devem propor situações que exijam do aluno à mobilização de competências, desafiando-os a agir de modo criativo em diferentes situações contextualizadas.
A interdisciplinaridade entendida a partir da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), tem como pressuposto o fato de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos e sugere o aproveitamento das necessidades dos alunos e professores de explicar, compreender, intervir, mudar e prever, utilizando as múltiplas contribuições dos diferentes saberes escolares, de maneira a permitir aos discentes e docentes uma compreensão mais ampla da realidade.



[i] Especialista em Docência Universitária, pela Faculdade de Goiás – FAGO. Graduado em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. ujeverson@gmail.com

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