Google+ SUPER MATEMÁTICA - PROF. UJEVERSON: 2018

29/10/2018

Você sabia que mais de 60% das crianças de hoje vão trabalhar em profissões que ainda nem existem? 😱

05/10/2018

Plataforma apoia o desenvolvimento integral do professor

POR MARINA LOPES - PORVIR – 02/10/2018 – SÃO PAULO, SP

A solidão é um dilema que muitos educadores vivem quando fecham a porta da sala de aula. Como lidar com situações desafiadoras e a quem recorrer na hora que surgem dúvidas ou angústias? Pensando nessas e em outras questões, o Instituto Península lançou nesta terça-feira (2) a plataforma Vivescer, que promove a troca de experiências, compartilha boas práticas de ensino e oferece uma jornada formativa para apoiar o desenvolvimento integral do professor.

Com quatro percursos de aprendizagem, a plataforma apoia o desenvolvimento integral do professor em diferentes dimensões: emoções, mente, corpo e propósito. Por meio de vídeos, textos, testes e dicas, a Vivescer oferece conteúdos para os educadores trabalharem competências socioemocionais de forma que consigam aplicá-las no seu dia a dia.

"O nosso principal desejo com a plataforma é fazer o professor se desenvolver não apenas profissionalmente, mas também individualmente", diz Heloisa Morel, diretora do Instituto Península. Em um momento de discussão sobre a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ela afirma que a plataforma ajuda o professor a entender melhor o seu próprio desenvolvimento para poder trabalhar as Competências Gerais com os estudantes. "Você não pode ensinar aquilo que você não sabe", ressalta.

Desenvolvida com a colaboração de professores, a plataforma se baseia em pesquisas e consultas a diversos autores, como o americano Ken Wilber, criador da Teoria Integral, que recorre à ciência, à religião, à psicologia, ao desenvolvimento humano, à filosofia para a compreensão do indivíduo e do mundo em que ele vive.

A diretora do Instituto Península destaca que a Vivescer tem dois campos principais: formação e comunidade. Na área de formação, os educadores passam por quatro jornadas que trabalham emoções, mente, corpo e propósito, de forma que conseguem entender como suas emoções afetam na sua vida profissional e na relação com os alunos, por exemplo. Já no espaço de comunidade, a plataforma estimula o compartilhamento de experiências e a troca de boas práticas. "A ideia é que a gente crie uma comunidade de professores, porque às vezes eles não têm uma rede de amparo para fazer determinada transformação na sua escola."

A plataforma é gratuita e está disponível para educadores no endereço www.vivescer.org.br.


--

Professor de Matemática e Estatística e Lógica Matemática
SEDUCE-GO - Gerência de Formação Central e Tutoria Pedagógica



10/07/2018

Como montar um plano de estudos para o Enem

POR SILVIA TANCREDI - UOL EDUCAÇÃO – 09/07/2018 – SÃO PAULO, SP

Planos de estudos são ferramentas muito eficazes para organizar o tempo que você tem para estudar para vestibulares e Enem. Ao preencher e cumprir esses planos, você passa a otimizar o tempo e os estudos com disciplina e qualidade.

E como criar um plano de estudos? Segundo o professor Eduardo Galves, do QG do Enem, um planejamento sempre começa ao montar uma agenda semanal de tarefas.

"Somente organizando a semana é que o aluno consegue observar quantas horas líquidas de estudo ele tem" (Eduardo Galves, professor do QG do Enem)

De acordo com o seu curso de interesse, você terá que dar mais atenção a determinadas disciplinas. Para isso, é interessante programar o que deve estudar sobre cada uma delas e por quanto tempo. Usando uma agenda ou um bloco de notas, por exemplo, fica mais fácil se organizar.

Ao montar seu horário, você consegue conciliar outras atividades, como baladas, esportes e lazer, e dar a devida importância ao sono para os estudos, descanso fundamental para cumprir suas metas.

Aplicativos

Computador, tablet e celular. Quem hoje em dia que não usa esses aparelhos com frequência? Pois saiba que, na etapa de preparação para o Enem, eles podem ser uma mão na roda; em especial, quando usados para planejar e montar um cronograma de estudos.

O interessante de usar agendas ou blocos de notas digitais é que você pode fazer alterações a hora que quiser. E tendo acesso à internet, pode ver o que anotou a qualquer momento e lugar. E, com isso, ter uma rotina organizada.

Separamos alguns sites/aplicativos úteis para você, destacando suas principais funcionalidades. Confira:

Google Agenda

Agenda é simples e fácil de mexer

É uma ferramenta gratuita do Google disponível para computadores e celulares com o sistema Android.

• É simples, intuitiva, prática e fácil de mexer: nela, é possível que você coloque, dia a dia, tudo o que tem que estudar durante um certo horário. Por exemplo, você pode colocar "estudar Biologiadas 15h às 16h".

• Permite criar lembretes, eventos e compromissos: você pode colocar um som ou programar para receber uma notificação ou e-mail quando estiver próximo ao horário de começar determinado estudo.

• Possibilita montar mais de uma agenda: com isso, você pode compartilhar os calendários, caso, por exemplo, esteja estudando em grupo.

• Trabalha com cores: ao separar os eventos por cores, a visualização fica mais rápida e fácil. Você pode separar as disciplinas, como, por exemplo: rosa para Química, verde para História, amarelo para Matemática, etc.

Google Keep

No Google Keep, é possível trabalhar de forma prática e rápida

É um serviço, também conectado ao Google, criado para fazer anotações. Você também pode baixar o aplicativo para celular e tablet.

• É dinâmico e fácil de usar: o aplicativo é excelente para quando se está no meio da rua e quer salvar algo de forma prática e rápida.

• Vai além das anotações: você também pode juntar imagens, separar links de sites, entre outros. Também é possível salvar áudios.

• É visual e auditivo: para quem está estudando para o Enem, é um aplicativo interessante porque não é só texto. Então, o estudante que é mais visual ou auditivo vai se beneficiar.

• Permite armazenamento: você pode salvar arquivos no Google Keep e, ao mesmo tempo, eles serão salvos no Google Drive – serviço de armazenamento com grande capacidade.

Evernote

Evernote é um aplicativo que funciona como banco de anotações

É um aplicativo para celular e tablet que é um banco de anotações no qual você fazer o que precisar no momento.

• Organiza seus arquivos: você pode salvar textos, artigos, notícias, vídeos, etc. Vale guardar assuntos da atualidade e que podem ser abordados no Enem.

• Armazena links: você pode salvar os links de assuntos que tem interesse e que não pode ler no momento, deixando-os para depois.

• Cria recursos inteligentes: no Evernote, você pode montar tabelas, gráficos, listas de verificação, fazer áudios, etc. É interessante para fazer revisões de matérias importantes que podem cair nas provas.

• Funciona offline: mesmo sem acesso à internet, você pode trabalhar neste aplicativo. Tudo o que fizer será salvo.

• Faz pesquisas: esta é uma das principais funcionalidades. Sempre que precisar encontrar algo, mesmo que seja em PDF ou em uma anotação à mão, você encontrará o arquivo.

Trello

No Trello, você organiza tarefas por meio de listas

É um site por meio do qual você pode organizar seus estudos, trabalhos, projetos, ao montar listas. Também é possível baixar aplicativos.

• Tem quadros: você vai preenchendo os quadros (ou boards, em inglês) com assuntos específicos e informações necessárias.

• Gerencia tarefas: por ser em formato de quadros e listas, permite fácil e rápida assimilação do que tem que ser feito, a curto, médio e longo prazo.




--

Professor de Matemática e Estatística e Lógica Matemática
SEDUCE-GO - Gerência de Formação Central e Tutoria Pedagógica



07/05/2018

Inscrições no Enem começam hoje

POR SABRINA CRAIDE - AGÊNCIA BRASIL – 07/05/2018 – BRASÍLIA, DF

Começa hoje (7), às 10h, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo vai até 18 de maio. As inscrições devem ser feitas na Página do Participante.

Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição do Enem devem fazer a inscrição. O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha.

Mais informações

Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame.

Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e a língua na qual quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

O candidato que necessitar de atendimento especializado ou específico deve fazer essa solicitação no ato da inscrição. Os candidatos travestis ou transexuais que desejarem também poderão pedir atendimento pelo nome social.

As provas do Enem deste ano serão realizadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro.



--

Professor de Matemática e Estatística e Lógica Matemática
SEDUCE-GO - Gerência de Formação Central e Tutoria Pedagógica



01/03/2018

19/01/2018

Garoto de 7 anos escreve livros bilíngues, cria jogo eletrônico e é premiado pela Nasa

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - MEC - REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA – 17/01/2018 – BELO HORIZONTE, MG

O ministro da Educação, Mendonça Filho, recebeu nesta terça-feira, 16, o estudante João Paulo Guerra Barrera, de 7 anos, autor de dois livros bilíngues – português e inglês – sobre planetas e espaço. E assistiu ao jogo eletrônico, criado pelo garoto, com o tema do primeiro livro, No Mundo da Lua e dos Planetas, que foi premiado pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa), agência espacial norte-americana.

João Paulo nasceu em São Paulo, em 31 de março de 2010. Pequeno foi morar nos Estados Unidos, onde foi alfabetizado, aos quatro anos de idade. Nessa época, revelou sua curiosidade e interesse pelos astros, pelo espaço, segundo relata sua mãe, Margarida Barrera. Na expectativa de Margarida, o livro de recordes Guiness deverá confirmá-lo como o mais jovem escritor bilíngue do mundo.

Mendonça Filho disse que João Paulo "é um talento extraordinário que encanta, e como criança, no início da vida educacional, escrever e criar jogos, é um exemplo para ser valorizado. E tem o reconhecimento do MEC."

Em conversa descontraída com Mendonça Filho, João Paulo revelou que gosta "mesmo é da terra e de matemática, especialmente raiz quadrada".

No Mundo da Lua e dos Planetas, livro que escreveu aos cinco anos de idade, conta a história de três crianças que construíram um foguete de material reciclado e foram se aventurar na Lua e no espaço. O segundo livro, Morando no Espaço, escrito agora aos sete anos, volta ao tema espaço e reciclagem. "Protejam o planeta", esta é a mensagem que João Paulo disse que deseja enviar aos leitores.

João Paulo foi incentivado a participar e venceu um concurso de jogos eletrônicos, sobre a colonização espacial da Nasa. João desenvolveu o jogo com a orientação dos professores da sua atual escola – Santa Amália Maple Bear (Tatuapé). João concorreu com 6 mil crianças e jovens de até 18 anos, de todo mundo. Com seus livros patrocinados pelos pais, João, que assim gosta de ser chamado, tem na matemática e na pipoca suas maiores paixões.


--

Professor de Matemática e Estatística e Lógica Matemática
SEDUCE-GO - Gerência de Formação Central e Tutoria Pedagógica