Google+ SUPER MATEMÁTICA - PROF. UJEVERSON: agosto 2014

26/08/2014

Ministro da Educação quer revisão do ensino médio e novo currículo

Ministro da Educação quer revisão do ensino médio e novo currículo

PAULO SALDAÑA, DAYANNE SOUSA E IGOR GADELHA - O ESTADO DE SÃO PAULO - 20/08/2014 - SÃO PAULO, SP

A dificuldade para melhorar os índices de desempenho educacional no ensino médio não é exclusividade de São Paulo. O diagnóstico se repete em todo País e especialistas apontam problemas similares em outros países. O ministro da Educação, Henrique Paim, voltou a falar nesta terça-feira, 19, sobre a necessidade de revisão da etapa.

"Não podemos conviver com essa realidade de que apenas 8% dos estudantes do ensino médio estão fazendo educação profissional", declarou o ministro, que comentou que a penetração do ensino profissional é muito superior em outros países do mundo. Paim participou do Fórum Estadão Brasil Competitivo, especial sobre educação e mercado de trabalho.

O ministro ainda falou sobre a construção de uma base curricular comum no País. "O ministério tem condição de conduzir esse processo para que se possa definir claramente o que é que os nossos estudantes precisam aprender", disse. Como o Estado adiantou, o MEC iniciou em julho os debates para a construção da base. "É importante conseguirmos definir essa questão, respeitando a diversidade de cada sistema e cada escola."

Censo. Além da atenção na qualidade, o País ainda tem problemas de acesso nesta etapa. O Censo da Educação Básica, divulgado em fevereiro, mostrou queda no número de alunos matriculados no País no ensino médio, ao mesmo tempo em que há cerca de 1,5 milhão de jovens que deveriam estar nesta etapa e estão fora da escola.

No último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2011, o ensino médio da rede pública do País ficou estagnado em 3,4 - a meta é chegar a 5,2 em 2021.


--

Professor de Matemática e Coordenador Pedagógico

Capacitação, revisão pedagógica e metodológica

Jogos melhoram comportamento e assimilação do conteúdo

Jogos melhoram comportamento e assimilação do conteúdo

LUCAS RODRIGUES - UOL EDUCAÇÃO - 21/08/2014 - SÃO PAULO, SP

Ensinar habilidades socioemocionais, como disciplina, organização, cooperação e autocontrole, pode ser mais fácil com a ajuda de jogos. Professores ouvidos pelo UOL afirmaram que essa prática melhora o comportamento dos alunos e a assimilação do conteúdo.

`Os que estimulam a violência e a agressividade para resolver problemas não são adequados. Mas aqueles que ajudam a seguir regras, comunicar-se, negociar e resolver problemas são muito bons`, diz Alessandra Turini Bolsoni Silva, professora de psicologia clínica e do desenvolvimento da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), de Bauru.

As escolas Cruz de Malta e Padre Moye, em São Paulo, contam com a metodologia da Mind Lab, empresa israelense que utiliza jogos de raciocínio para o desenvolvimento dessas habilidades.

Os professores têm encontros de 45 minutos por semana com os alunos nas chamadas aulas de `Mente Inovadora`, onde introduzem os conceitos de jogos de tabuleiro como bloqueio, damas, octi e abalone.

Leila Romero, docente de matemática na Cruz de Malta, afirma que houve um estranhamento quando sua escola aderiu ao programa. `Tudo que é novo assusta um pouco. Os pais perguntavam o que era isso, se seus filhos teriam aula de jogo`, diz. `Mas sempre quis implementar jogos em sala porque tem tudo a ver com o desenvolvimento de raciocínio.`

Elizabete Márcia, professora de matemática e ciências na escola Padre Moye, ensinou a metodologia com jogos de tabuleiro para seus alunos no 2º ano do ensino fundamental e conseguiu acompanhar o desenvolvimento deles ao longo de sete anos.

`Pude perceber um crescimento emocional e social. Além da melhor assimilação dos conteúdos, eles estão aprendendo a ter atenção antes de tomar qualquer atitude`, avalia.

As escolas parceiras do projeto participam de uma Olimpíada Internacional, onde alunos de vários países que utilizam a metodologia com os jogos se reúnem para reforçar os conceitos aprendidos em sala de aula. As duas equipes brasileiras que disputaram a competição foram premiadas.


--

Professor de Matemática e Coordenador Pedagógico

Capacitação, revisão pedagógica e metodológica

13/08/2014

12 dicas para evitar erros comuns no Enem

12 dicas para evitar erros comuns no Enem
MARINA LOPES - PORVIR EDUCAÇÃO - 12/08/2014 - SÃO PAULO, SP
Os simulados digitais podem ser boas ferramentas para quem quer ter uma prévia de como está a preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além de treinar o estudante, eles armazenam padrões de comportamento, seja mostrando os assuntos que todo mundo já domina ou aqueles que parecem verdadeiras barreiras que, no fim, podem definir os classificados no dia da prova "para valer". Com a ajuda de uma lista de 12 temas com maior taxa de erro, criada pela equipe do aplicativo gratuito AppProva, o Porvir traz dicas de ferramentas interativas que podem ser utilizadas por educadores para ajudar alunos a se prepararem para o exame.
Segundo o levantamento da plataforma, que conta com 260 mil estudantes registrados, a Matemática e a Física são as disciplinas em que foram registradas as maiores dificuldades. Para cada item apontado, foi indicado um objeto digital de aprendizagem que pode ser utilizado durante os estudos. Os recursos foram selecionados a partir de buscas na Escola Digital e em games disponíveis on-line.
Confira a lista:
1. Abolição
Taxa de acerto no AppProva: 22.26%
Área do conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias
Disciplina: História
O infográfico interativo apresenta uma linha do tempo sobre a escravidão no Brasil e inclui os principais momentos da história relacionados à libertação dos escravos. Ao clicar nas datas, é possível ter acesso a momentos com a campanha abolicionista, a assinatura da Lei Áurea e a proibição do tráfico de escravos.
2. Brasil Império
Taxa de acerto no AppProva: 26.72%
Área do conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias
Disciplina: História
Com 27 minutos de duração, o vídeo explica o Primeiro Reinado, a Regência e o Segundo Reinado. O arquivo está disponível para download no site do Ministério da Educação.
3. Meiose
Taxa de acerto no AppProva: 22.01%
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Disciplina: Biologia
Disponível na plataforma da Khan Academy, a videoaula traz conceitos sobre meiose e o processo de replicação do material genético nas células. Durante o vídeo, o estudante pode aprender com ilustrações que explicam, de forma detalhada, todo o processo.
4. Heredograma
Taxa de acerto no AppProva: 27.73%
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Disciplina: Biologia
O infográfico permite que o aluno interaja com conceitos relacionados a cromossomos sexuais e herança genética. Com base na apresentação de uma história, o estudante deve construir um heredograma correspondente.
5. Regência verbal
Taxa de acerto no AppProva: 26.96%
Área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias
Disciplina: Língua Portuguesa
Em formato de quiz, o game desafia os estudantes a se tornarem reis do português. Uma vez no posto, eles devem encontrar erros de regência verbal e nominal entre as frases que estão entre o seu domínio.
6. Eletroquímica
Taxa de acerto no AppProva: 23.61%
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Disciplina: Química
Com pequenas experiências e explicações, o vídeo apresenta conceitos de eletroquímica como eletrólise e reações de oxirredução. O professor também pode acessar um guia didático para facilitar o uso do material.
7. Massa molar
Taxa de acerto no AppProva: 22.97%
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Disciplina: Química
Disponibilizada pela plataforma Kuadro, a videoaula exemplifica transformações químicas e ajuda o estudante a calcular o volume de uma substância.
8. Escala
Taxa de acerto no AppProva: 27.08%
Área do conhecimento: Ciências humanas e suas tecnologias
Disciplina: Geografia
No game, o estudante assume o papel de uma arquiteta ou de um cliente interessado em elaborar a planta de uma casa. A partir dos dados apresentados, o jogador deve fazer atividades sobre escalas e representações no mapa geográfico.
9. Força de atrito
Taxa de acerto no AppProva: 13.27%
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Disciplina: Física
Com a ajuda de um simulador, é possível verificar a aplicação das leis de Newton e relacionar esses conceitos com situações cotidianas, identificando grandezas como massa, coeficiente de atrito e forças.
10. Calor específico
Taxa de acerto no AppProva: 19.09%
Área do conhecimento: Ciências da natureza e suas tecnologias
Disciplina: Física
Esse simulador apresenta o principio que envolve trocas de calor. Para cada experiência, são apresentados gráficos que mostram a temperatura inicial e a temperatura de equilíbrio térmico de diferentes materiais.
11. Função modular
Taxa de acerto no AppProva: 10.42%
Área do conhecimento: Matemática e suas tecnologias
Disciplina: Matemática
Para ensinar função modular é possível utilizar um game que explora a relação de interdependência entre duas grandezas, apresentando de modo intuitivo as noções sobre funções, sejam elas de 1o e 2o grau, exponenciais ou modulares.
12. Determinante
Taxa de acerto no AppProva: 18.75%
Área do conhecimento: Matemática e suas tecnologias
Disciplina: Matemática
Disponível na plataforma da Khan Academy, a videoaula traz diversas noções sobre matrizes, incluindo a identificação do determinante. Também é possível resolver exercícios após cada aula.

--


Professor de Matemática e Coordenador Pedagógico

Capacitação, revisão pedagógica e metodológica